O SIGARRA da FCNAUP está disponível em http://www.fcna.up.pt. Na página pessoal institucional, o estudante pode consultar o seu percurso académicos, informação sobre horários, turmas e salas e aceder à sua conta corrente, entre outros. O acesso ao SIGARRA é feito mediante credenciais fornecidas ou criadas no ato da matrícula/inscrição.
Para além da identificação como membro da comunidade académica da U.Porto, o cartão de estudante da U.Porto permite o acesso, na FCNAUP, a serviços internos tais como o controlo de acessos a espaços e salas, à biblioteca, e ainda a outros serviços disponibilizados por entidades terceiras, em condições especiais.
Emissão de cartão U.Porto Para os novos estudantes, o pedido de cartão é efetuado no procedimento de matrícula/inscrição online. Em qualquer altura, os estudantes poderão pedir (novo) cartão. Mais informações junto do Serviço de Suporte e Logística da FCNAUP.
Novos utilizadores (estudantes): depois do ato de matrícula/ inscrição 1.ª vez, o utilizador deverá alterar a password definida nessa etapa em alteração de password, para poder ter acesso aos vários sistemas e serviços de informação da FCNAUP (páginas SIGARRA, correio eletrónico, sistemas de AAI (autenticação federada), rede sem fios eduroam, VPN, computadores das salas e Office 365). As credenciais serão as mesmas em todos os serviços/ sistemas de informação indicados.
Reingresso: o utilizador deve alterar a password SIGARRA no serviço de alteração de password para que ative o acesso aos restantes sistemas de informação com as mesmas credenciais; em caso de esquecimento de password SIGARRA, deverá proceder à recuperação de password conforme procedimento descrito em "Recuperação de credenciais". No que diz respeito ao acesso ao email institucional, o processo de sincronização do email (formato @edu.fcna.up.pt) poderá não ser imediato.
Recuperação de credenciais: Em caso de esquecimento de password, o utilizador deve recorrer ao serviço de recuperação de passwords, sendo que deve validar previamente os seus contactos pessoais no SIGARRA (ver procedimento prévio) e/ou entrar em contacto com Helpdesk TIC para lhe ser atribuída uma nova senha nos sistemas de informação (contacto preferencial via email helpdesk@fcna.up.pt).
Identifica-se o formato para registo do utilizador no SIGARRA, nos computadores da FCNAUP, no correio eletrónico e no Office 365 UPorto, na rede wireless eduroam e nos serviços com autenticação federadas (AAI) (upXXXXXXXXX@up.pt), na rede remota VPN (upXXXXXXXXX@fcna.up.pt), sendo que XXXXXXXXX corresponde ao número de estudante ou ao número mecanográfico atribuído.